Sessões do Planetário (Sessões Públicas Dominicais) – 2024
O Planetário Profº Dr. Francisco José Gomes Ribeiro oferece gratuitamente, um domingo por mês no período da manhã, 4 sessões infantis e 1 sessão normal aberta ao público em geral.
As sessões infantis terão 30 minutos de duração e são abertas para crianças a partir de 6 anos de idade.
Obs.: Nas sessões infantis os adultos responsáveis devem acompanhar as crianças.
Nessas sessões infantis, serão exploradas características do céu noturno, planetas, constelações e curiosidades astronômicas.
Após as sessões infantis, acontece a sessão aberta ao público em geral. Esta sessão tem duração de 1 hora e aborda temas relacionados à exploração do céu e da divulgação de conhecimentos científicos.
Atenção: As vagas nas sessões são limitadas!
Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia nos formulários abaixo relacionados.
Obs.: Os formulários estarão abertos para a inscrição a partir das 18h das quartas-feiras que antecedem os eventos.
IMPORTANTE: Cada visitante deve preencher o formulário de visita separadamente.
Apenas 1 nome cadastrado no campo NOME terá sua vaga reservada.
Outros nomes cadastrados nesse campo serão ignorados.
Confira abaixo os horários das sessões e seus respectivos formulários de inscrição:
– Sessões infantis:
9h – Clique aqui para se inscrever9h30 – Clique aqui para se inscrever
10h – Clique aqui para se inscrever
10h30 – Clique aqui para se inscrever
– Sessão normal para o público em geral:
11h – Clique aqui para se inscrever
Orientações Adicionais:
– Trazer agasalho, pois a sala possui ar-condicionado.
– Chegar 30 minutos antes da sessão.
– Não é permitida a entrada após o início da sessão.
– Entrada pelo estacionamento anexo ao planetário (R. Padre Antônio).
Abaixo temos a programação das datas das sessões:
Datas | Temas |
25/02 | O Cruzeiro do Sul |
24/03 | Equinócio de março |
28/04 | Centenário dos Planetários |
26/05 | Explorando o Catálogo de Messier |
23/06 | Solstício de Junho |
21/07 | Hubble e a Expansão do Universo |
18/08 | O nosso Universo |
15/09 | Equinócio de Setembro |
20/10 | O Sistema Solar |
10/11 | A Eclíptica e o Zodíaco |
15/12 | A Estrela de Belém |
Clique aqui para baixar em formato PDF o Prospecto do OACEP.
Para saber mais informações sobre a programação mensal, entre em contato com o Planetário no horário comercial pelo telefone (41) 3234-5612 ou por e-mail pelos contatos abaixo:
Contatos:
- OACEP
- Amauri José da Luz Pereira – Coordenador
Sessões do Planetário (Instituições)
O Planetário do CEP possui uma capacidade de atendimento de até 62 pessoas por sessão e com possibilidade de acolher 2 cadeirantes, neste caso a capacidade total passaria a ser de 60 pessoas. Para o atendimento de instituições externas ao CEP, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental, a instituição interessada deverá enviar um ofício, em pdf, via e-mail, dirigido à:
Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná – OACEP
Endereço: Av. João Gualberto, 250 – Glória
CEP: 80030-000
Curitiba – PR
A/C: Prof. Amauri José da Luz Pereira – Coordenador
E-mail: oacep@cep.pr.gov.br
Telefone: (41) 3234-5612
O ofício deve ser enviado em formato PDF para o e-mail oacep@cep.pr.gov.br constando os seguintes itens:
– Nome e endereço da Instituição;
– Para instituições privadas enviar também o CNPJ e a Razão Social;
– Nome e assinatura do(a) Diretor(a) da instituição;
– Série dos alunos (a partir do 6° ano do Ensino Fundamental);
– Nome Completo e R.G. do responsável que acompanhará os alunos no dia da visita;
– Telefone para contato (outras localidades – ligação será a cobrar);
– Indicação do melhor horário para contato (ligação);
– Indicação do dia da semana e horário pretendido.
Dispomos de quatro horários diários de 2ª a 6ª feira para esses atendimentos: 09h, 10h, 14h30 e 16h tendo cada apresentação a duração de 01 hora/aula.
Os ofícios serão respondidos por ordem de chegada.
As sessões para Instituições Privadas requerem um contrato e também a comprovação antecipada do depósito da taxa de R$ 360,00 por sessão. Solicitamos que logo após o depósito, seja enviado para o e-mail: gaf@cep.pr.gov.br o comprovante do pagamento pela Instituição Privada.
Para Instituições de Ensino Públicas as sessões são gratuitas assim como todas as programações oferecidas à comunidade.
As apresentações são rigorosamente de cunho “didático-pedagógico-especiais”, cujos temas obedecem ao grau de escolaridade da população estudantil a ser atendida.