Planetário Profº Dr. Francisco José Gomes Ribeiro – Sessões Públicas Dominicais

Sessões do Planetário (Sessões Públicas Dominicais) – 2024

O Planetário Profº Dr. Francisco José Gomes Ribeiro oferece gratuitamente, um domingo por mês no período da manhã, 4 sessões infantis e 1 sessão normal aberta ao público em geral.

As sessões infantis terão 30 minutos de duração e são abertas para crianças a partir de 6 anos de idade.

Obs.: Nas sessões infantis os adultos responsáveis devem acompanhar as crianças.

Nessas sessões infantis, serão exploradas características do céu noturno, planetas, constelações e curiosidades astronômicas.

Após as sessões infantis, acontece a sessão aberta ao público em geral. Esta sessão tem duração de 1 hora e aborda temas relacionados à exploração do céu e da divulgação de conhecimentos científicos.

Atenção: As vagas nas sessões são limitadas!

Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia nos formulários abaixo relacionados.

Obs.: Os formulários estarão abertos para a inscrição a partir das 18h das quartas-feiras que antecedem os eventos.

IMPORTANTE: Cada visitante deve preencher o formulário de visita separadamente.
Apenas 1 nome cadastrado no campo NOME terá sua vaga reservada.
Outros nomes cadastrados nesse campo serão ignorados.

Confira abaixo os horários das sessões e seus respectivos formulários de inscrição:

– Sessões infantis:

9h – Clique aqui para se inscrever

 

9h30 – Clique aqui para se inscrever

 

10h – Clique aqui para se inscrever

 

10h30 – Clique aqui para se inscrever

 

– Sessão normal para o público em geral:

11h – Clique aqui para se inscrever

 

Orientações Adicionais:

– Trazer agasalho, pois a sala possui ar-condicionado.
– Chegar 30 minutos antes da sessão.
– Não é permitida a entrada após o início da sessão.
– Entrada pelo estacionamento anexo ao planetário (R. Padre Antônio).

 

Abaixo temos a programação das datas das sessões:

DatasTemas
25/02O Cruzeiro do Sul
24/03Equinócio de março
28/04Centenário dos Planetários
26/05Explorando o Catálogo de Messier
23/06Solstício de Junho
21/07Hubble e a Expansão do Universo
18/08O nosso Universo
15/09Equinócio de Setembro
20/10O Sistema Solar
10/11A Eclíptica e o Zodíaco
15/12A Estrela de Belém

 

Clique aqui para baixar em formato PDF o Prospecto do OACEP.

 

Para saber mais informações sobre a programação mensal, entre em contato com o Planetário no horário comercial pelo telefone (41) 3234-5612 ou por e-mail pelos contatos abaixo:

Contatos:

 

Sessões do Planetário (Instituições)

O Planetário do CEP possui uma capacidade de atendimento de até 62 pessoas por sessão e com possibilidade de acolher 2 cadeirantes, neste caso a capacidade total passaria a ser de 60 pessoas. Para o atendimento de instituições externas ao CEP, a partir do 6° ano do Ensino Fundamental, a instituição interessada deverá enviar um ofício, em pdf, via e-mail, dirigido à:

Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná – OACEP
Endereço: Av. João Gualberto, 250 – Glória
CEP: 80030-000
Curitiba – PR
A/C: Prof. Amauri José da Luz Pereira – Coordenador
E-mail: oacep@cep.pr.gov.br
Telefone: (41) 3234-5612

O ofício deve ser enviado em formato PDF para o e-mail oacep@cep.pr.gov.br constando os seguintes itens:

– Nome e endereço da Instituição;
– Para instituições privadas enviar também o CNPJ e a Razão Social;
– Nome e assinatura do(a) Diretor(a) da instituição;
– Série dos alunos (a partir do 6° ano do Ensino Fundamental);
– Nome Completo e R.G. do responsável que acompanhará os alunos no dia da visita;
– Telefone para contato (outras localidades – ligação será a cobrar);
– Indicação do melhor horário para contato (ligação);
– Indicação do dia da semana e horário pretendido.

Dispomos de quatro horários diários de 2ª a 6ª feira para esses atendimentos: 09h, 10h, 14h30 e 16h tendo cada apresentação a duração de 01 hora/aula.

Os ofícios serão respondidos por ordem de chegada.
As sessões para Instituições Privadas requerem um contrato e também a comprovação antecipada do depósito da taxa de R$ 360,00 por sessão. Solicitamos que logo após o depósito, seja enviado para o e-mail: gaf@cep.pr.gov.br o comprovante do pagamento pela Instituição Privada.
Para Instituições de Ensino Públicas as sessões são gratuitas assim como todas as programações oferecidas à comunidade.

As apresentações são rigorosamente de cunho “didático-pedagógico-especiais”, cujos temas obedecem ao grau de escolaridade da população estudantil a ser atendida.