Astronáutica

O módulo robô Philae realiza um pouso histórico no cometa 67P/Churyumov-Gesasimenko

O módulo Philae pousou nesta quarta-feira (12/11/2014), às 14h03 (horário de Brasília), na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Este cometa foi descoberto em 1969 e estava a aproximadamente 500 milhões de quilômetros de distância da Terra no momento do pouso.

Copyright: ESA/Rosetta/Philae/ROLIS/DLR

A imagem acima mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko durante a descida do módulo Philae.
Esta imagem foi realizada pelo instrumento Rolis do módulo robô que estava a uma distância de cerca de 3 km a partir da superfície. O local de pouso foi fotografada com uma resolução de cerca de 3m por pixel.

Vídeo em alta-resolução da descida do explorador Curiosity na superfície de Marte

Este vídeo em alta-resolução mostra a descida do explorador Curiosity na superfície de Marte. Também é possível ver o impacto do escudo de proteção da nave no solo de Marte. O impacto do escudo de proteção pode ser visto na parte inferior esquerda do frame, aos 21 segundos do vídeo, e mostrado de maneira ampliada no final. O vídeo foi feito com uma velocidade de 15fps ou equivalente a 3x a velocidade real.

Abaixo temos uma imagem de 360 graus feita pelo Curiosity a alguns metros do local de pouso. É possível ver os primeiros rastros do explorador na superfície de Marte e as marcas dos jatos do "guindaste" que desceu o explorador no solo marciano. Note que os rastros das rodas do explorador começam justamente no meio destas marcas.
Clique na imagem para ver uma versão ampliada.

   

Morre Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua

O primeiro homem a pisar na Lua, o americano Neil Armstrong, morreu neste sábado (25) aos 82 anos em Ohio (EUA), alguns dias após se recuperar de uma cirurgia no coração, segundo informou sua família em comunicado.

Os desafios para ir a Marte: Os sete minutos de terror para o robô Curiosity da NASA

Neste vídeo os membros da NASA Jet Propulsion Laboratory compartilham os desafios que eles terão nos minutos finais do pouso do robô Curiosity na superfície de Marte.

A espaçonave Mars Science Laboratory (MSL) que está levando o robô, tem uma data prevista para pousar em Marte no dia 6 de agosto de 2012 às 2h31, horário de Brasília.

Divulgar conteúdo