Astronomia

William Herschel (Hanôver, 15 de Novembro de 1738 — Slough, 25 de Agosto de 1822)

Há exatos 190 anos morria Willian Herschel, astrônomo, matemático e músico. Como astrônomo descobriu Urano e 2 de suas várias luas ( Titânia e Oberon ), e também luas de Saturno (Mimas e Enceladus), expandindo as fronteiras do Sistema Solar pela primeira vez na história moderna. Urano foi também o primeiro pl
aneta descoberto por meio de um telescópio.
A primeira das mais importantes descobertas de Herschel em astronomia foi o movimento intrínseco do Sol através do espaço, em 1783. Observou cuidadosamente o movimento de sete estrelas e demonstrou que estas convergiam para um ponto fixo (que interpretou como sendo o ápex solar).
De 1782 a 1785, Herschel catalogou estrelas duplas e publicou extensos catálogos, no primeiro dos quais sugeriu que muitas delas poderiam estar em movimento orbital relativo. Em 1793 mediu novamente as posições relativas de muitas estrelas duplas, comprovando assim sua hipótese.
Desenvolveu também os primeiros conhecimentos sobre a constituição da Galáxia, além de ter descoberto a radiação infra-vermelha na luz do Sol e algumas notáveis conjecturas a respeito das propriedades dessa radiação.

Divulgar conteúdo