OACEP e Planetário

O Colégio Estadual do Paraná possui um complexo denominado Observatório Astronômico e Planetário, sigla OACEP. Seus objetivos principais são o ensino e a pesquisa.

Histórico do Observatório

O Observatório Astronômico Profº Dr. Leonel Moro foi inaugurado em 24 de novembro de 1994, sob a direção do Prof° José Manoel Luís Ungaretti da Silva, sendo Diretora Geral do CEP a Profª Adélia Dias Castelã Ribeiro. O prédio, com formato de uma nave espacial, foi construído numa área de 5000 m2 no bairro rural de Juruquí, município de Campo Magro, distando 20 km de Curitiba. O Observatório tem uma área construída de 222,4 m2, possuindo uma cúpula de 3,5m de diâmetro o qual abriga o telescópio principal, além de oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico. Está assentado no topo de uma colina a 1.062 metros acima do nível do mar e 133 metros acima do nível de Curitiba, o que permite uma boa visualização do céu com descortínio de todo o horizonte, além de se constituir no melhor local, relativamente, às condições meteorológicas da Região Metropolitana de Curitiba. Do observatório, é possível avistar Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Curitiba e a Serra do Mar.

O Observatório está devidamente equipado para o ensino da Astronomia e Ciências afins, sendo também utilizado para programas de pesquisa em apoio aos grandes observatórios e instituições do Brasil e do exterior.

Abaixo temos o mapa da localização do OACEP.

As coordenadas do observatório para uso com GPS são as seguintes:

Latitude: 25º20'57'' S
Longitude: 49º21'55'' W

Clique aqui para baixar o mapa com a rota do Colégio Estadual do Paraná até o Observatório Astronônico (OACEP).

Histórico do Planetário

O Planetário foi inaugurado em 27 de abril de 1978, sob a coordenação dos astrônomos Profs. Leonel Moro e José Manoel Luís Ungaretti da Silva, sendo Diretor Geral do CEP o Prof. Osni Antonio Dacol.

O Planetário está instalado nas dependências do Colégio Estadual do Paraná num prédio em forma de tronco de pirâmide de base quadrangular, com capacidade para 62 espectadores, possuindo uma cúpula de 6 m de diâmetro, na qual o instrumento alemão tipo "Zeiss ZKP1" permite a projeção do céu no passado, presente e futuro, além do firmamento de qualquer cidade do Brasil e do mundo. Projeta ainda o céu estelar, o sistema solar e outros fenômenos celestes. Linhas e círculos da esfera também são projetados, de modo a permitir a fiel ilustração dos requisitos e problemas da Astronomia Esférica.

Em 35 anos de existência foram ministradas mais de 13.500 sessões, atingindo todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar até o pós-graduação. Professores, estudantes, comunidade e turistas do Brasil e do exterior o têm freqüentado num total de público que já superou 1,2 milhão de espectadores.

Abaixo temos o endereço do Planetário:

        Planetário do Colégio Estadual do Paraná
        Av. João Gualberto 250 - Glória
        CEP: 80030-000 - Curitiba - PR
        Fone: (41) 3234-5612

Para saber mais informações sobre o Planetário e o Observatório do CEP, por favor consulte o site do OACEP: http://www.cep.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=90