Histórico do CACEP

O CACEP, é parte integrante do OACEP e foi criado em 1973 pelo Prof. José Manoel Luís da Silva como uma extensão dos cursos de Introdução à Astronomia (7as e 8as Séries) e Introdução à Astrofísica (2° Grau).

Durante 1973-1982 entre as atividades desenvolvidas destacaram-se: Checagem de Crateras Lunares; Observações e Registros de Eclipses, Manchas Solares e Estrelas Variáveis de Longo Período.

De 1982 a 2001 o CACEP permaneceu inativo devido ao acúmulo de trabalho e tempo despendidos, especialmente pelo Prof. José Luís para a criação e implementação do Planetário (1978) e do Observatório Astronômico (1994). A realização de sessões e cursos no Planetário, adequação do Observatório, e formação da equipe do OACEP, restringiu as atividades do Clube à exclusiva realização do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica destinada aos alunos do 2° Grau.

Em agosto de 2001, o CACEP foi reativado, contando deste então com a participação da comunidade convidada para tal. Nesses últimos anos o Clube têm se estruturado graças ao apoio da comunidade. Qualquer pessoa interessada em Astronomia pode fazer parte dele, independente de idade ou formação escolar.

Dentre as atividades realizadas podemos citar: participação do Projeto Star Shine III (JPL-NASA), monitoramento da visitação pública ao Observatório Astronômico, observações de eventos tais como cometas e eclipses, saídas de campo para observação visual de campos estelares, e astrofotografia entre outras.