Juno e sua jornada de 5 anos até Júpiter

Nesta terça-feira (05/07/2016) à 0h54 (Horário de Brasília), após 5 anos viajando no espaço e 2,8 bilhões de quilômetros percorridos, a sonda espacial Juno, da Nasa, entrou na órbita de Júpiter.

A sonda Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011 do Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Atlas V551. A sonda irá orbitar o planeta por um período de 20 meses, realizando 37 voltas completas e realizará diversos estudos e medições.Após o fim deste período, previsto para fevereiro de 2018, a sonda mergulhará na órbita do planeta até ser completamente destruída pela pressão dos gases ali existentes.


Os principais objetivos da missão Juno são:

  • Determinar a quantidade de água existente na atmosfera de Júpiter, que ajudará a perceber se as teorias de formação do planeta estão corretas, ou se novas teorias serão necessárias.
  • Ver o interior da atmosfera de Júpiter e medir sua composição, temperatura, movimento das nuvens e outras propriedades.
  • Mapear os campos magnéticos e de gravidade, revelando a estrutura do interior do planeta.
  • Explorar e estudar a magnetosfera próxima dos pólos de Júpiter, especialmente as auroras – adquirindo novos conhecimentos sobre como a enorme força do campo magnético afeta a sua atmosfera.